terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O QUE VOCÊ FAZ PRA SER FELIZ?

Esse final de semana estava "em férias" e durante um mergulho pensei: "Isso é felicidade!"
Em seguida me perguntei: "Como conseguir que esse sentimento (de felicidade) seja duradouro?"
Infelizmente é impossível que esse tipo de felicidade seja duradoura. Tenho lido bastante sobre a ciência da felicidade e todas as teorias se resumem em duas práticas que se completam (abaixo em negrito), falarei delas em seguida, primeiro vou falar sobre esse tipo de felicidade que senti.
No livro Authentic Happiness, Martin Seligman classifica felicidade em 3 estágios: Prazer, Paixão e Propósito Maior.
Para Seligman, o tipo "prazer de felicidade" é aquele que sentimos felicidade com cada conquista, ou seja, sempre estamos esperando o próximo passo, é o estágio menos duradouro de felicidade. Assim que a "fonte" dessa felicidade acaba, essa (felicidade) diminui imediatamente. (Esse foi o que senti sábado, no mar. Rsrs.).
O próximo estágio é o do tipo paixão, é aquele que o pico do seu fluxo faz com que o tempo voa e façamos as coisas com muita empolgação, seja quando estamos apaixonado por alguém, ou por algo que estejamos executando, um novo projeto no trabalho, por exemplo. Seligman cita este como o segundo mais duradouro.
Porém, em seguida daquela sensação de felicidade, lembrei do que havia lido e pensei na hora que, infelizmente, não seria só mudar com a família pra praia que faria de mim alguém feliz pela eternidade. Rsrs...
Martin Seligman coloca, sabiamente, que o que gera felicidade duradoura é ser parte de algo maior que nós mesmo, ou seja, estar engajado em algum "projeto" para fazer diferença, positivamente, na vida das pessoas e consequentemente na sociedade. Nesse momento caí na real e relembrei de diversas passagens que tenho estudado, vou citar aqui:
"Quem deseja ser feliz, deve primeiramente tornar feliz seus semelhantes, pois a Divina recompensa que disso provém, será a Verdadeira Felicidade."
"(...) Sabemos que serão mais felizes aqueles que praticarem Maior número de ações louváveis. Já imaginaram que povo e que nação surgiriam, se todas as pessoas se unissem para praticar o bem? Um país assim seria alvo de respeito universal. Poderia ser considerado como uma parcela do Paraíso Terrestre, pois, com o tempo, desapareceriam todos os problemas de ordem moral, toda doença, toda pobreza e todo conflito. Seria como 'bater com o martelo no chão' – a pancada não poderia falhar. (...)"
Ambas de Mokiti Okada.
Acredito realmente que a nossa felicidade está diretamente ligada em quantas pessoas conseguimos fazer a diferença, positivamente, na vida delas.
Em resumo, não adianta estudarmos a felicidade para sermos felizes, rsrsrsrs, infelizmente.
Conclusão e dica:
Para sermos verdadeiramente felizes precisamos participar de algo maior que nós. Se estivermos nessa busca, provavelmente estaremos apaixonados e engajados nesse propósito e também desfrutaremos do tipo "paixão de felicidade" e não tenho dúvidas que agindo dessa maneira também sentiremos o primeiro estágio de felicidade, o do tipo "prazer de felicidade", que sentimos em cada conquista. A ordem é essa! Do maior pro menor.
Para finalizar quero deixar algumas perguntas que encontrei no final do livro SATISFAÇÃO GARANTIDA-Delivering Happiness do Tony Hsieh para que vocês possam refletir:
Você está trabalhando em busca da maximização da sua felicidade diariamente?
Qual é o efeito final de sua existência a cada dia no montante total de sua felicidade no mundo?
Quais são seus valores?
O que lhe fascina?
Qual é seu objetivo de vida?
Qual é o seu propósito maior?

Muito obrigado e boa reflexão!


Leandro Tugumi


3 comentários:

  1. Rapaz, além de muito sábio vc se comunica muito bem! Didaticamente! Parabéns e muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, muito obrigado Bete Branco!
      Um dia bem colorido pra você!

      Excluir
  2. Parabéns e obrigada por compartilhar sua reflexão!

    ResponderExcluir